Nossa História

O Instituto Teatro Novo surgiu a partir da experiência dos cursos e espetáculos da companhia homônima, que atua há mais de vinte anos na cidade de Niterói desenvolvendo atividades culturais com pessoas com deficiência intelectual.

A criação da Cia Teatro Novo, por sua vez, teve origem no Grupo Sol de Teatro, que fez parte da APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Niterói durante quinze anos. Em sua configuração original, o grupo realizou apresentações teatrais nos Estados Unidos, Colômbia e em dezenas de capitais brasileiras.

Já como Cia Teatro Novo, se apresentou em espaços culturais como CCBB e no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro, Teatro Municipal de Niterói, Espaço Mário Quintana, em Porto Alegre, Teatro Marília de Belo Horizonte, Teatro Sesc São Carlos e Teatro Sesc Campinas, entre outras salas de espetáculo em Londrina, Aracaju, São Paulo e Petrópolis.

Em 2004, o grupo foi convidado para apresentar o espetáculo de abertura do Ano Ibero-Americano de Deficiência em Brasília. Em 2005, desenvolveu o projeto “Realizar faz a diferença”, peça sobre educação no trânsito em parceria com a Secretaria de Trânsito de Niterói. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Além dos Limites, da Funarte, e em 2011, o Prêmio Rio Sociocultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Outros projetos de sucesso foram criados em parceria com SEBRAE/RJ, PETROBRAS (CENPES), ABMT ( Associação Brasileira de Medicina no Trabalho), Escola de Enfermagem da UERJ e Zoológico do Rio de Janeiro.

Atualmente, a Cia Teatro Novo realiza suas atividades no Teatro Cacilda Becker, na cidade do Rio de Janeiro, e no Aeroclube Charitas, em Niterói.

​O Instituto Teatro Novo é uma organização não governamental sem fins lucrativos que realiza ações socioculturais voltadas para pessoas com deficiência, em especial, deficiência intelectual (autistas e Síndrome de Down). Nossos projetos são voltados para inclusão, cidadania, empoderamento, empreendorismo, anticapacitismo e bem-estar das pessoas com deficiência, em linguagem simples e acessível.

Funcionamos como ferramenta que se propõe a promover cultura, educação, ética, paz, cidadania, direitos humanos, democracia e outros valores universais. Bem como apoiar estudos e pesquisas no desenvolvimento de tecnologias assistivas e produção de conhecimentos voltados ao trabalho com pessoas com deficiência.