Rubens Emerick Gripp
Rubens Emerick Gripp
Diretor Geral
Criou o Instituto Teatro Novo, como um projeto inovador de expressão, improvisação e realidade, com oficinas para pessoas com deficiência intelectual no Teatro SESC Niterói, Teatro da UFF, Teatro Cacilda Becker, Faculdade Angel Vianna, Teatro Popular Niemeyer de NITERÓI, Secretaria das Culturas de Niterói e Aeroclube Charitas.
Psicólogo de formação, com mestrado em Ciências da Arte pela UFF, dirigiu por 14 anos o Grupo Teatro Sol. Formado por adolescentes e adultos com deficiência da APAE de Niterói, o grupo chegou a apresentar-se nos Estados Unidos e na Colômbia. Dessa experiência, surgiu um curso de arte, aplicado por ele, a Fonoaudióloga Cláudia Neiva Vasconcelos e os atores do grupo Sol em 11 capitais do Brasil, com o apoio do Governo Federal: Projeto Sol e Arte – Vida – CORDE (1988).
Participou, ainda, de projetos de pesquisa na área do desenvolvimento infantil ligados ao UNICEF / LBA / FEBENCE / IPHEM / IBDD / ABC e prestou consultoria para UNIMED e UNICRED Niterói.
Lecionou disciplinas de Psicologia na Faculdade MARIA THEREZA, Faculdade PESTALLOZZI e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Diretor do Centro Integrado de Desenvolvimento e Pesquisa Pendotiba (CIDP), Niterói, RJ – onde montou em 1988 a primeira escola de teatro para pessoas com deficiência intelectual, núcleos de profissionalização e um sistema de residência protegida com a Academia Brasileira de Ciência.
Membro do VERY SPECIAL ARTS DO BRASIL desde 2005, é hoje o Diretor Geral Instituto Teatro Novo.